Notas biográficas conferencistas

Ana Paula Fernandes é socióloga e exerce funções com Subdirectora-Geral do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Mestre em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa, e Licenciada em Estatística e Gestão de Informação pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação. Foi coordenadora do Projecto de Territorialização das Políticas de Emprego do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e Directora de Serviços de Estudos do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Investigadora em diversos estudos no âmbito do emprego e da formação profissional.

Manuel Roxo é Inspector Superior Principal da Autoridade para as Condições de Trabalho. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, realizou pós-graduações em Ciências do Trabalho, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, e em Logística, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Tem uma vasta experiência profissional, de onde se destaca o exercício de funções de Subinspector-Geral do Trabalho (1996/1999), Adjunto do Gabinete do Secretário de Estado da Administração Pública e da Modernização Administrativa (1999/2002), Responsável pelas Relações de Trabalho e Contencioso Laboral da Rede Ferroviária Nacional – REFER, E.P. (2002/2003), docência no ensino superior no domínio da segurança e saúde do trabalho (1999/2004); subinspector-Geral do Trabalho (2004/2007), e representante do Governo Português no Comité dos Altos Responsáveis da Inspecção do Trabalho/Comissão Europeia/DG V (1996/1999 e 2004/2007).

Paulo Granjo é antropólogo, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e professor convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da universidade Nova de Lisboa. Faz pesquisa em Portugal e Moçambique, centrando a sua atenção nos mecanismos sociais de interpretação e gestão da incerteza e do perigo, sobretudo em contextos industriais e de adivinhação e saúde. Na área laboral, estudou a relação entre os trabalhadores e o sindicalismo, para além da gestão do perigo nas maiores empresas industriais daqueles dois países – a Galp e a Mozal. É autor de algumas dezenas de artigos científicos e dos livros: «Trabalhamos Sobre um Barril de Pólvora» – homens e perigo na refinaria de Sines (Prémio Sedas Nunes 2007); Visões do Sindicalismo; Lobolo em Maputo; Um Amor Colonial; e 4 Olhares Sobre a Cultura. Tem no prelo um outro livro, em que a relação dos trabalhadores com o perigo, na fundição moçambicana de alumínio Mozal, é analisada como uma “cultura de fronteira”.

Sílvia Silva é professora auxiliar do Departamento de Psicologia Social e das Organizações do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Possui licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, mestrado em Psicologia Social e Organizacional pelo ISCTE-IUL e doutoramento na mesma área e instituição, apresentando uma tese intitulada “Culturas de Segurança e Prevenção de Acidentes de Trabalho numa Abordagem Psicossocial: Valores Organizacionais Declarados e em Uso”. Os seus interesses centram-se na área da psicologia do trabalho e organizacional aplicada à segurança e bem-estar no trabalho. Na sua investigação tem focado os factores antecedentes e as consequências dos acidentes de trabalho, analisando o papel de factores organizacionais e grupais. Actualmente coordena o projecto CAPTAR – Aprender para prevenir (PTDC/SDE/71193/2006), financiado pela FCT e está a participar na rede internacional OPEN (Organizational Participation in Europe Network).

Tom Dwyer é professor no Programa de Doutorado em Ciências Sociais da UNICAMP (Universidade de Campinas, São Paulo, Brasil) e pesquisador do Conselho Nacional Brasileiro para a Investigação Científica e Tecnológica. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (2005-2009). É doutor pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris e livre docente pela UNICAMP. Foi Professor / Pesquisador Vistante em mais de uma dezena de universidades e centros de pesquisa na Europa, Oceânia e nos Estados Unidos. É autor de artigos e capítulos em revistas e livros científicos, publicados tanto no Brasil quanto internacionalmente. Actualmente, desenvolve pesquisas empíricas sobre os usos de tecnologias de informação por adolescentes brasileiros, pesquisa temas relacionados ao advento de uma sociedade de informação no Brasil e também escreve sobre temas ligados a produção social do erro, seu livro Life and Death at Work: Industrial accidents as a case of socially produced error, (New York, Plenum) foi lançado em português em 2006 (2a edição em 2010) com o título Vida e Morte no Trabalho pelas Editoras Multiedit e da UNICAMP. Co-organizou diversos livros e a revista OSH & Development (2006, no. 7) sobre questões de segurança e saúde do trabalho no Brasil. Em 2009, publicou o ensaio ‘A New OSH Paradigm is Needed’ (com Kaj Elgstrand) in Elgstrand, K. and Petersson, N. (orgs.) OSH for Development. Stockholm, Royal Insititute of Technology. É ou foi membro do conselho editorial das seguintes revistas da área de saúde e segurança do trabalho: Policy and Practice in Health and Safety (Londres), Accident Analysis and Prevention, Safety Science e a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional.

About ricotconferencias

Rede de Investigação sobre Condições de Trabalho

Posted on February 14, 2011, in CICOT - Ciclo de Conferências sobre Condições de Trabalho and tagged , , , . Bookmark the permalink. Leave a comment.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s